Como montar um prato saudável?


Achei que vocês gostariam de saber também, por isso estou aqui escrevendo para vocês.
Um prato para ser considerado um prato saudável deve ser composto por:
- Carboidrato, que é o grupo do arroz, das massas, do milho, da mandioca, da mandioquinha, da farofa e da quiche. Desses aí, o que puder ser integral, que é cheio de fibras, é melhor;
- Proteínas de origem animal, que é o grupo das carnes, seja ela vermelha, aves ou pescados. Como vocês já sabem, as carnes brancas são as mais indicadas por terem menos gordura;
- Proteínas de origem vegetal, que é o grupo do feijão, sendo seus substitutos a ervilha, a soja, o grão de bico e a lentilha. Todos esses são ricos, principalmente, em fibras e ferro.
- Vitaminas, minerais e fibras, adquiridos pela ingestão de hortaliças, de legumes e de frutas.
Como você pode perceber, 50% do seu prato saudável deve ser salada (alface, rúcula, almeirão, agrião…), legumes (cenoura, beterraba, chuchu, abobrinha, abóbora… quanto mais cru, melhor, pois mantém os nutrientes como as fibras e as vitaminas mas eu sei que não dá para comer abóbora crua, fiquem tranquilos, não é bem isso que estou pedindo, rs.) e, por que não, as frutas.
As proteínas representam 25% do seu prato saudável, incluindo a proteína vegetal, que são os feijões, a lentilha, o grão-de-bico, a soja e a ervilha, e a proteína animal, que são as carnes, e 25% de carboidratos, preferencialmente, os integrais.
Se você for num restaurante self-service, antes de entrar na fila, dê uma olhada em todas as opções disponíveis de pratos quentes e frios, para já ir escolhendo o que quer pegar. Caso contrário, você corre o risco de chegar com um prato de 2 quilos de comida no caixa, isso se você olhar, gostar e pegar tudo o que te atrair visualmente.
Mas se for num restaurante à la carte, tenha esse princípio da montagem dos pratos para então fazer a escolha do prato que tenha todos os itens do gráfico ou, pelo menos, a maioria.
Caso faça em casa sua comida, é mais fácil, pois está tudo em suas mãos fazer as escolhas certas dos ingredientes para a elaboração do seu prato saudável.
Acho que vocês sabem, mas prefiro repetir para vocês não esquecerem de eliminar as frituras, preparações cheias de manteiga/margarina/óleo, creme de leite e maionese. Mas, caso peguem, maneire na quantidade